segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Think before you talk

A coach is always full of doubts, and in general good in identifying a problem. Finding the solution to that problem tends to be more difficult. Sometimes coaches are just copying what the cracks are doing. Or the coach tries to invent something which was already discovered by others. They apply techniques, technical details or material of a top crew on their own team which is still in an development phase. This culture of combining "copy-paste" and "inventar" will result in what I name:" re-inventing the wheel but in the square version" i.e. making a solution not adequate for their team.

I will not deny that technical parameters are important, because they are. But a new boat, or a perfect affination, neither a perfect program (does that exist?) are not a sufficient conditions for success. Any program should be centered on the athlete and his capacities. Technical models, programs and/or numbers are tending to be more and more absolute. They should be more relative. Another thing which grabbed my attention is the way of communicating. Usually a lot of volume and 'asneiras' are involved. You see dedicated coaches yelling or shouting at their athletes during a race or training. I think that is not the way to do it. It does not make sense to shout or yell: 'Força' or 'Mais rapido' or 'Estamos quase'.
The athlete knows that already by himself.
Better is to focus and communicate what the athlete has to do or feel.
"Mais força" but where? Legs? Body? Finish?.
"Mais rápido" but how? Catch? Recover? Drive? Release?
"Estamos quase" this is a Mickey-Mouse remark; the race is 2k for all.

"Think before you talk"
Rob De Rooij

15 comentários:

Anónimo disse...

Falou pouco mas falou tudo!


Todo tecnico que so sabe usar o cronometro e pede força, duvide! falta-lhe algo!!!
As vezes nem atleta foi, ou se foi nao entendeu o que estava "a fazer" ali!
Nosso esporte tem uma carencia muito grande de bons tecnicos, infelizmente!

Abcs e continuem a luta!

Beto

Anónimo disse...

The best coach is coming to town!
Like Santa Claus! :D
Merry Christmas for all and a great year full of glories!

Anónimo disse...

temos bons treinadores e já tivemos outros que já passaram e também eram bons. Não concordo em dizerem que não temos... ou de um momento para o outro um passa de mau para bom?

Anónimo disse...

Não percebi essa tua ultima frase!
"ou de momento para o outo um passa de mau para bom?"
Traduz!!!!

Anónimo disse...

Há bons treinadores em Portugal, no entanto cada qual tem a sua filosofia. Uns concordam com eles, outros não concordam, uns acreditam na metodologia e outros não acreditam. No entanto um treinador exemplar tem que fazer com que os seus atletas sintam aquilo que ele diz e não força-los a cumprir. E necessário também que haja cumplicidade de ambas as partes, companheirismo e compreensão. Haja respeito, amizade e sinceridade. Só assim se consegue um bom trabalho! Nestes aspectos importantes, este treinador (Rob De Rooij) é aquilo que é ser um treinador exemplar sem margem para dúvidas! Um grande abraço e muitos parabéns ao Meneer De Rooij!

Anónimo disse...

Havia muito para dizer mas para que???
Para a vossa equipa(englobando todos os que vos seguem e de uma maneira ou outra vos ajuda e apoiam) só vos deixo esta frase.
"O sucesso parece ser uma questão de persistir depois de os outros terem desistido."

aquele abraço
bom natal e um concretizador 2009...abel condesso

Heráclito Guimarães disse...

Que o Pai Natal vos traga de presente a concretização do fruto do vosso empenhado trabalho.

Que a vontade que vocês traduziram em resultados contamine todos aqueles que vos admiram, observam e necessitam de fonte de ispiração para construir um Remo melhor.

Anónimo disse...

Força rapazes!
Vocês são os melhores!

Anónimo disse...

Vocês são uma grande equipa!
É com enorme prazer que vos felicito pela vossa prestação nos J.O.!
Obrigado por levarem o remo tão longe!
Continuem nesse barco, não o deixem parar, mesmo que a tempestade seja lancinante!

Tudo de bom para 2009!

Jorge Andrade

Anónimo disse...

com um treinador destes so se pode ir longe.
o que admiro mais em voces nao é o facto de terem chegado ao vosso sonho mas a honestidade e a dignidade com que percorreram o vosso caminho ate ele.
o nosso remo, o remo portugues esta cheio de supostas "estrelinhas" , supostas sim porque se ganham aqui ja sao as maiores e se querem podem. mas isso nao é verdade. o este nosso remo peca muitas vezes por um pouco de honestidade.
no entanto quem consegue chegar realmente longe sao nada mais nada menos do que dois simples atletas que apenas têm a maior força de vontade, a maior destreza para alcançar os seus objectivos sem nunca se imporem como " os maiores"
continuem assim que sao um orgulho para todos os que vos conhecem nem que seja de vista como é o meu caso.

Anónimo disse...

Simplesmente os maiores!
Palavras para o quê!
Já foi tudo dito!
Continuem assim! Espero ver-vos em Londres em 2012! Até lá boas remadas!

Anónimo disse...

Grande equipa!

Anónimo disse...

Eu também sou remadora e já passei pelas mesmas situações... muitas vezes ficamos na dúvida daquilo que o treinador pretende realmente transmitir, mas tudo pode ser ultrapassado quando estes reflectem um pouco antes de falar. Este texto é pequeno, mas explica tudo!
Continuem com o bom trabalho, e em Londres em 2012 mostrem que são os melhores!
Força! ;)

Anónimo disse...

Este treinador já mostrou o que valia! Já disse tudo!
Parabéns pelo seu excelente trabalho!
É de pessoas assim que precisamos no remo Português! Porque há aquelas que bincam ao remo, que levam o garrafão de tinto debaixo do braço e outros que vivem este desporto com paixão, sem interesses e sem perspectivas financeiras. Apenas têm um objectivo, o objectivo de vencer! vencer com qualidade, vencer com dignidade, vencer porque apenas querem o melhor para eles e para os seus atletas!

Abraços e muitas conquistas para 2009

Anónimo disse...

olhe, fachabore... eu queria perguntar ao Sr. Roberto de rooij o que é preciso para concretizar o sonho olimpico porque, neste momento, é o único capaz disso, no país! é que eu gostava de lá ir... porque o marco fortes disse que é bonito e é giro!! e pra'lém disse é bonito.. =)
é obvio que estou a levar isto um bocado na brincadeira, o que não deixa de ser verdade. e mais, conheci o roberto, hã, tinha eu os meus 11 anitos e media 1.60m!! agora vejam bem o qu faz aprender com esse rapazito, parece que se cresce... disse-me agora este coelho gigante que está sentado aqui ao meu lado!!! EHEHEHEH
Até logo.........